top of page
Buscar
Foto do escritorDr. João Herck

Depressão e Ansiedade

Atualizado: 15 de jul. de 2020

Sofremos mais pelo que já passou e pelo que ainda não chegou do que pelo momento presente.

Mesmo quando temos um problema atual, ou seja quase sempre, sofremos mais por não se conformar pelo que não deu certo, ou pelo medo do que vai dar errado do que pela situação em si.

Quando sofremos pelo que já passou, não aceitamos a realidade do jeito que aconteceu, não nos conformamos, ficamos remoendo, nos vitimizamos, ficamos desamparados, apáticos, sem vontade. Deprimimos.

Quando temos medo das coisas não saírem como esperávamos, que algo possa sair fora do nosso controle, ficamos inseguros, preocupados, nervosos, agitados, com palpitação e respiração curta. Tentamos planejar, controlar as variáveis, deixar o mundo aparentemente mais seguro. Ficamos ansiosos.

Tanto num caso quanto no outro justificamos o nosso estado interno pelas condições externas, ficamos com raiva daquilo que aparentemente nos fez mal ou que possa fazer no futuro. Ficamos apegados às aparentes causas externas de bem-estar, como os prazeres, bens materiais ou distrações. Não olhamos para dentro, apontamos as causas para fora.

A dificuldade em ficar presente, vivendo o momento presente nos leva a não conseguir aproveitar e vivenciar aquilo que está acontecendo. Mesmo quando são coisas boas, ficamos apegados e sofremos para tentar mantê-las para sempre. Sofremos com as mudanças.

A possibilidade de satisfação está em viver o presente de uma forma equilibrada.

O equilíbrio interno permite uma relação saudável com os problemas e prazeres.

A Homeopatia trata do equilíbrio interno.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page